quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BIOGRAFIA DO SENADOR CÂNDIDO MENDES

Cândido Mendes de Almeida (São Bernardo dos Anapurus-MA, 14 de outubro de 1818 – Rio de Janeiro, 1 de março de 1881) foi um advogado, jornalista e político brasileiro, tendo sido deputado geral em 5 legislaturas e senador do Império do Brasil de 1871 a 1881, pelo estado do Maranhão.

Em 1839, aos 21 anos, formou-se na Faculdade de Direito de Olinda, onde teve como contemporâneos figuras notáveis, como Augusto Teixeira de Freitas, na turma de 1837 e Antônio Herculano de Sousa Bandeira, na turma de 1838. Em 1874 defendeu, como advogado, no Supremo Tribunal de Justiça o bispo Dom Vital de Oliveira, no conflito conhecido por Questão Religiosa.Tratou da Questão no Conselho de Estado e no Senado do Império, quando pronunciou importante discurso em que trata da Política do governo em relação à Igreja. O discurso tem mais de cem páginas nos anais do Senado. Foi jornalista e fundou, no Maranhão, dois jornais: "O Brado de Caxias" e "O Observador".

Foi autor de várias obras, entre as quais destacam-se o "Atlas do Império do Brasil", O Código Filipino (edição anotada das Ordenações Filipinas com erudita introdução de sua autoria sobre a história do Direito), Direito Civil Eclesiástico Brasileiro (reunião de toda legislação canônica ao longo da história do Brasil com introdução de mais de quatrocentas páginas com a história das relações entre o Estado e a Igreja no Brasil), Direito Mercantil Brasileiro (edição anotada do livro do visconde de Cairu com erudita introdução de mais de oitocentas páginas com a história do comércio marítimo no Brasil).

Foi comendador da Ordem de São Gregório Magno. Era filho do capitão Fernando Mendes de Almeida, portugês que em 1816 radicou-se na cidade de Caxias, no Maranhão, e de Esméria Alves de Sousa, maranhense.

Família Mendes de Almeida

A família Mendes de Almeida é originária de Portugal e, alguns de seus membros se estabeleceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão quando da tranferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808. O pai de Cândido era um capitão da esquadra de Portugal.

Cândido Mendes casou-se com Rosalina Ribeiro Campos, com quem teve dois filhos: Fernando Mendes de Almeida e Cândido Mendes de Almeida Filho, o primeiro conde Mendes de Almeida. Era irmão de João Mendes de Almeida, ilustre jurista, cujo filho João Mendes de Almeida Júnior, foi também jurista.

Também são descendentes dele, o político e escritor Cândido Mendes de Almeida Júnior; o bispo D. Luciano Mendes de Almeida, ex-presidente da CNBB e o professor Cândido Antônio José Francisco Mendes de Almeida, reitor da Universidade Candido Mendes .



Nenhum comentário:

Postar um comentário